quinta-feira, 23 de julho de 2009

Terapia Energética Corporal

A Terapia Energética Corporal é uma síntese de conhecimentos terapêuticos atuais, elaborada pelo Dr. Dimas Calegari. Está assentada em princípios reichianos, em conhecimentos da Neurociência e em princípios filosóficos. Sua orientação básica é corporal reichiana.
Da Neurociência provêm os conhecimentos e pesquisas atuais sobre a consciência, de António Damásio, do estudo dos hemisférios cerebrais e do cérebro trino de Maclean.
O posicionamento filosófico parte de Martin Buber e dos conceitos atuais da evolução da consciência. Os conceitos de espiritualidade, alma, espírito e evolução da consciência tomam parte natural e sensível, dentro dos conceitos integrados pela Terapia Energética Corporal.



Princípios gerais


O amor é a força unitiva que sustenta a identidade do Ser e possibilita a integração da personalidade. A integração da consciência constitui a meta do trabalho terapêutico.


A patologia deixa de ser o foco central e passa a ser vista como a conseqüência natural frente à limitação do desenvolvimento pessoal.
Em lugar de “esmiuçar a psicopatologia”, o objetivo é a busca de soluções naturais para a retomada do desenvolvimento no nível pessoal, social e espiritual.

A Terapia Energética Corporal busca a retomada da consciência corporal e o resgate do verbal. Busca o conceito que faz sentido para a Essência humana. Privilegia a linguagem que integre o conceito psíquico à vivência corporal. Reich fala da “palavra orgonótica”, ou seja, da palavra que expressa o sentido energético e vivencial, que forma uma gestalt na consciência.
O objetivo é o encontro de uma linguagem que permita uma comunicação efetiva com o cliente, onde ele se sinta compreendido e possa compreender sua própria vivência.

A consciência não existe sem o corpo; o que acontece na consciência corresponde a sensações corporais específicas e o que é sentido no corpo encontra um conceito correspondente no nível psíquico, integrando a vivência num todo unitário. Não basta ativar o corpo, propor exercícios ou promover catarse, é importante que a consciência se volte para a ativação corporal específica e que esta possa ser integrada a conceitos que a retratem.


Qualquer que seja o conflito que o cliente apresente, seja na relação com o mundo, no trabalho, na relação amorosa íntima ou ainda em relação a si mesmo, estará baseado, sempre em sua forma de sentir e isto é uma configuração interna. Os conflitos internos ou externos são decorrentes de sua visão de mundo, por mais que as questões sejam racionalmente justificadas na realidade. Os problemas externos ou internos estão configurados internamente em sua organização energética e corporal! (para ler mais www.dimascalegari.med.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário